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28 de novembro de 2020

A roupa ideal para atividades de inverno

Saiba como escolher as melhores roupas para práticas desportivas ao ar livre, no inverno.

Embora possa ser fácil abandonar uma rotina de exercícios durante o inverno há muitos benefícios no treinamento durante todo o ano, e a roupa certa faz a diferença.

“As adaptações que acontecem ao seu corpo com o exercício são mais benéficas quando o exercício é consistente”, disse Lauren Padula, treinadora de corrida e doutora em fisioterapia que está treinando para a maratona de Boston. “Seu corpo constrói músculos, queima gordura e produz todos os tipos de hormônios benéficos quando você se exercita. Tirar uma folga – especialmente um período prolongado – altera sua composição corporal, sua composição hormonal e seu estado mental. Tudo isso dificulta o início de uma rotina novamente. ”

Padula e outros especialistas em exercícios físicos disseram que uma das melhores maneiras de manter uma rotina de exercícios durante todo o ano é ter roupas e equipamentos adequados para exercícios ao ar livre, e uma das chaves é ter as camadas certas de roupas.

Jessica Matthews, especialista sênior em saúde e condicionamento físico do Conselho Americano de Exercício, disse que as camadas (“layers” em inglês) oferecem às pessoas a capacidade de ajustar suas roupas conforme necessário, para garantir a proteção contra elementos como vento e frio, ou quando a temperatura aumenta de manhã e cai quando o sol se põe.

Ela disse que a camada de base – base layer – que toca diretamente a pele deve ser de um material leve de poliéster ou sintético, que ajudará a se livrar do suor, mantendo o corpo seco.

A segunda camada – second layer – deve ser de lã ou lã de poliéster, que oferece propriedades de isolamento e absorção de umidade, a função desta camada e aquecer o corpo. A camada mais externa – outter layer – deve ser leve e totalmente impermeável à água, o que é importante para ajudar a se proteger do vento e para ficar seco em uma manhã úmida e gelada ou ainda durante a chuva.

Na escolha das “camadas”, os atletas devem evitar usar camisetas, shorts e meias de algodão, pois o algodão absorve a umidade o que pode fazer com que você sinta mais frio e umidade, especialmente durante exercícios intensos.

crédito: sandiegouniontribune.com

“Certifique-se de vestir-se adequadamente para garantir que você esteja confortável e seguro durante suas experiências de treino”, disse Matthews. “Quanto melhor você se sentir durante os treinos, maior a probabilidade de continuar com eles durante o inverno.”

Além disso, disse Olga Hays, especialista em promoção de bem-estar da Sharp HealthCare, as pessoas também precisam evitar se vestir de forma que fiquem muito aquecidas.

O exercício produz muito calor e o excesso de roupas pode levar ao excesso de transpiração. Como resultado, quando você começa a desacelerar e o suor começa a secar, é possível ficar resfriado e correr o risco de hipotermia, o que acontece quando a temperatura do corpo cai muito baixo.

Outro aspecto a considerar para se manter confortável durante os exercícios de inverno é a hidratação. Matthews disse que muitas pessoas tendem a subestimar a quantidade de água necessária durante o exercício. Ela disse que duas a três horas antes do exercício, as pessoas devem beber em torno de 500 ml de água. Durante o exercício, 300 ml de água devem ser consumidos a cada 10 a 20 minutos.

Embora algumas pessoas possam estar menos motivadas a sair e se exercitar no inverno, Hays disse que é o melhor intensificador natural de humor e pode ajudar a vencer o frio do inverno. Exercício ao ar livre significa estar exposto à luz natural, o que aumenta a produção de serotonina no cérebro, um hormônio “feliz” responsável pela forma como nos sentimos.

Male backpacker with friend whittling wood in forest

Outro bônus é que o exercício ao ar livre em clima frio queima mais calorias e gordura para produzir energia para seus exercícios do que o mesmo treino feito em ambientes fechados. Hays disse que exercitar-se no frio exige um esforço extra para aumentar a temperatura do corpo.

Aqui estão algumas e as melhores maneiras de se vestir para cada atividade durante o inverno:

Corrida: o principal benefício da corrida é o exercício cardiovascular. Dos pulmões ao coração, até a resistência dos músculos, a corrida é uma das maneiras mais eficientes e eficazes de melhorar a forma física.

Padula disse que o equipamento mais importante para a corrida são os bons sapatos, portanto invista tempo e dinheiro para conseguir um modelo com ajuste adequado. Hays aconselhou usar tênis com boa tração para evitar escorregar.

Para roupas, as camadas serão a melhor opção para manter a temperatura corporal adequada. Use roupas de cor clara ou refletivas, para que os motoristas possam vê-lo no escuro e durante o dia.

Finalmente, sempre use protetor solar com pelo menos 15 FPS.

Caminhadas: subir e descer ladeiras pode ser um ótimo exercício de fortalecimento para todo o corpo. Se você planeja escalar terrenos íngremes ou irregulares, pense sobre os bastões de caminhada, que podem ajudá-lo a prosseguir, mesmo em péssimas condições.

Invista em botas de caminhada que se adaptem bem e tenham boas solas para tração em superfícies irregulares. Além disso, tome cuidado na escolha de meias. Evite meias de algodão que ficam úmidas na chuva ou no suor e podem levar a bolhas.

Ciclismo: o ciclismo oferece força e resistência cardiovascular sem sobrecarregar tanto as articulações quanto atividades como correr. Os ciclistas devem usar roupas suficientes para ficarem com um pouco de frio quando começarem a pedalar. Vestido em camadas, sua cabeça está propensa a ficar fria. Para evitar a perda de calor do corpo, Hays recomenda usar um gorro de lã. Luvas também são importantes.

Invista em equipamentos refletivos, luzes adequadas e procure vestir camadas externas resistentes ao vento para estar pronto para as variações de temperatura.

Surf: O surf é um ótimo exercício para a força e o equilíbrio de todo o corpo. Com equipamento adequado, o surf pode ser feito o ano todo. Ter uma roupa de neoprene com a espessura apropriada – ou até com capuz, se for o caso – deve ser a principal prioridade do surfista, pois a água é muito mais fria durante o inverno. Evite usar uma roupa de mergulho que não seja muito justa ao seu corpo.

As extremidades tendem a esfriar mais rápido, o que dificulta a manutenção do calor do corpo na água. Invista em botas, luvas e um capuz para ajudar a se aquecer.

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